permissão

Clientes já podem servir o próprio prato nos restaurantes em Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário) 

Desde o sábado, os clientes dos serviços de buffet, em Santa Maria, estão autorizados a servir o seu próprio prato. A prática foi autorizada por meio de decreto do governo do Estado. Pelo documento do Piratini, cidades que estejam classificadas como bandeira laranja dentro do modelo de distanciamento controlado podem liberar o autosserviço em restaurantes. Não há necessidade do uso de luvas de plástico. Contudo, o estabelecimento é obrigado a oferecer álcool gel. 

Processo seletivo do Colégio Politécnico poderá ser por meio de sorteio

No mesmo decreto, o governo gaúcho liberou a realização de eventos de maior parte. Entretanto, as medidas só valem para regiões em bandeiras amarelas ou laranjas - que indicam risco baixo ou médio de transmissão do coronavírus - há pelo menos duas semanas. No caso da região de Santa Maria, que entrou no último sábado em bandeira laranja, após ficar uma semana em bandeira vermelha, será preciso esperar pelo menos mais 14 dias. Segundo a prefeitura de Santa Maria, essa autorização é fruto de um pedido do próprio município, após receber sugestões de protocolos pro profissionais do setor. 

Para a realização de eventos em locais como teatros, casas de shows, circos, casas de espetáculos e os eventos corporativos, como feiras e exposições, seminários, congressos, além de não poder estar em bandeira vermelha ou preta, também é preciso outro requisito: que a cidade já tenha autorizado o retorno das atividades presenciais das instituições de ensino, de acordo com o calendário do Estado, e já tenha retomado as aulas nas escolas infantis municipais. Para o governo, essa regra estabelece uma "escala de prioridades para o retorno das atividades".

Além dos números: conheça a história de duas vítimas santa-marienses da Covid-19

Confira as regras para a operação restaurantes de autosserviço (self service) nas bandeiras laranja e amarela:

  • Bandeira amarela: 75% trabalhadores e 75% lotação
  • Bandeira laranja: 50% trabalhadores e 50% lotação
  • Para operar, os funcionários devem orientar no início da fila para o correto atendimento dos protocolos (máscara, álcool gel e distanciamento na fila) , utilizar protetor salivar nos buffets, higienização e troca constante dos talheres e pegadores do buffet e embalar talheres individualmente
  • No modo de atendimento, é obrigatório o uso de máscara na fila do buffet, ao servir e ao circular; uso obrigatório de álcool gel 70% em fricção antes de se servir e depois de se servir no buffet.; reforço no distanciamento mínimo de 2 metros entre as mesas e de 1 metro entre pessoas na fila do buffet, com marcação no chão, além de obedecer as regras da portaria da SES nº 319

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Domingo foi movimentado nas lojas de brinquedos de Santa Maria

VÍDEO: Vida Card se destaca pela gama de serviços oferecidos na área da saúde Próximo

VÍDEO: Vida Card se destaca pela gama de serviços oferecidos na área da saúde

Geral